​​Política habitacional e redes de implementação: a consolidação de um método de trabalho social em projetos de urbanização de favelas

Como o trabalho social em projetos de urbanização de favelas (promovidos pela CDHU) se consolidou ao longo do tempo, a partir de diferentes territórios e redes de implementação? Quais fatores podem ter influenciado o processo de implementação do trabalho social, tornando alguns projetos mais participativos em comparação a outros, apesar de uma administração conservadora da CDHU? (CDHU é a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do estado de São Paulo).

Resultados preliminares desta pesquisa sugerem que três principais fatores influenciam a implementação da política e a consolidação de um método do trabalho social da CDHU: (i) o perfil da burocracia implementadora (valores, formação profissional e trajetória); (ii) diferentes redes de implementação da política, cujos arranjos envolvem atores estatais e não estatais; e (iii) diferentes contextos institucionais, considerando constrangimentos ou incentivos em cada projeto de urbanização.

Pesquisadora Responsável: Mariana Costa Silveira
Anúncios